Técnica do teatro de sombras na contação de histórias
Somente com Composta por livros infantis, juvenis e teóricos, a BIP (Biblioteca Infantil de Presidente Prudente) – BIP - traz como objetivo principal formar um leitores autônomos, ou seja, aqueles que tenham domínio e da compreensão dode um texto.
Além da BIP, funcionam também no prédio do CELLIJellij dois projetos de contação de histórias “Salas de leitura: formando crianças leitoras” que atende as crianças do Ensino Fundamental e o “Projeto pais e filhos da mamãe gansa” direcionado ao atendimento das crianças da Educação Infantil. Um é direcionado para crianças maiores, de 8 a 12 anos, e outro é para as crianças menores, de 5 a 7 anos.
Trabalhando juntos sob o nome fantasia de “Hora do Conto”, os projetos atendem as escolas da rede municipal e particular de Presidente Prudente e região através de agendamentos, agendando e marcando no Cellij as datas da contação de história. Os atendimentos são realizados duas vezes na semana, nos dias de segunda e quarta feira e sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino.
As contaçõesão deas histórias são feitas realizadas por bolsistas do projeto Pró-Reitoria de Extensão – PROEX -, que participamndo de um grupo de estudos uma vez porna semana para o embasamento teórico. Assim, a partir de discussões são elaboradas atividades que entrelaçam a teoria e prática para os atendimentos aos estudantes., realizam na prática as técnicas utilizadas.
O tema das histórias é modificado a cada mês, e é escolhido de acordo com as datas significativas para o contexto literário como aniversário de grandes autores ou personagens importantes, comemorativas (texto da KRAMER NA AULA DA GEISA falando