Técnica de Veiculação - Estudo de Caso Picolés KIBON
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINA: TÉCNICAS DE VEICULAÇÃO
DOCENTE: BETO DEL CARRATORE
Caio Henrique Lemos
João Paulo Cavalcanti
TERCEIRA UNIDADE
ESTUDO DE CASO: SORVETES – PICOLÉS KIBON (LÍDER DE MERCADO)
NATAL/ RN
2014
JUSTIFICATIVA:
Após a análise do problema e levando em considerações o aprendido durante a disciplina e os objetivos propostos no briefing, chegamos a conclusão que o melhor investimento possível para o cliente seria dividir a verba em 3 regiões, sendo elas: Agreste Potiguar, composto por 43 cidades, entre elas João Câmara e Santa Cruz; Central Potiguar, que possui 37 munícipios, dos quais se destacam Macau, Caicó e Currais Novos; e Oeste Potiguar, que engloba 62 munícipios, entre eles Mossoró, Apodi, Assú e Pau dos Ferros.
Optamos por não incluir o Leste Potiguar em nosso plano de investimento, pois, além de ser a que possui menos municípios, nessa região o Índice de Desenvolvimento da Marca supera o Índice de Desenvolvimento da Categoria. Isso significa que nessa região muito provavelmente o consumo já esteja acima do normal, consequentemente, é mais difícil para Kibon aumentar suas vendas.
Na região Agreste acontece a mesma coisa, o BDI supera o CDI, porém, nessa região, o produto não tem boas vendas, cenário ideal para campanha publicitárias e ações de marketing que visem incrementar as vendas. Esse cenário, muito provavelmente, se deve ao baixo número de PDVs. Isso é mais um ponto positivo para investirmos na região, haja visto que o briefing, entre outras coisas, solicita o aumento das vendas em novos estabelecimentos.
Como são regiões que possuem um poder aquisitivo mais baixo do que a região Leste, as três regiões que escolhemos têm, potencialmente, mais estabelecimentos que ainda comercializam os produtos do cliente, além de possuírem um maior percentual de pessoas de