Comunicação e Preço
O trabalho tem como foco publicidade, promoção de venda e propaganda. Através de pesquisas em livros sobre o assunto e revistas foi possível reunir dados que demonstram a importância de cada um dentro de uma empresa na elaboração do plano de marketing. Tendo em vista que um mal planejamento de um pode afetar o outro, pois os três estão interligados, mesmo que indiretamente. A análise para a escolha da propaganda, da mídia a ser utilizada pode ter repercussões diferentes se não for aplicada corretamente. Procuramos mostrar a importância de todos juntos para o sucesso do plano de marketing da organização.
Propaganda
Propaganda é qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoal de idéias, produtos ou serviços, realizada por um patrocinador identificado. A propaganda tem sua origem nos primórdios da história. Os arqueólogos que fizeram escavações nos países em volta do mar mediterrâneo encontraram placas anunciando vários eventos e ofertas. Os romanos pintavam paredes para anunciar as lutas dos gladiadores, e os fenícios pintavam, em grandes rochas ao longo das rotas de passagem, figuras apresentando sua mercadorias. Uma pintura em uma parede de Pompéia fazia elogios a um político e pedia votos para ele.
Na época áurea da Grécia, os arautos da cidade anunciavam vendas de gado, de artigos artesanais e até mesmo de cosméticos. Um antigo “comercia cantado” dizia o seguinte: “para olhos brilhantes, pra um rosto fresco como a madrugada/ Para a beleza que vai além da juventude/ Para preços razoáveis, a mulher que sabe/ Compra cosméticos com Aesclyptos”. Porém a propaganda moderna se distanciou muito desses primeiros trabalhos. Em 1993, os anunciantes consumiram recursos num montante de mais de 138 bilhões de dólares. Embora a propaganda seja usada basicamente por firma comerciais, também é usada por um grande numero de organizações sem fins lucrativos, profissionais e agencias sociais que anunciavam suas causas para vários publico alvo.