Téc méc
Engrenagens
NOME DO ALUNO
Campo Largo
31 de outubro de 12
INTRODUÇÃO
Engrenagens são usadas para transmitir torque e velocidade angular em diversas aplicações. Existem várias opções de engrenagens de acordo com o uso a qual ela se destina.
Estes elementos estão presentes em quase todos os sistemas que transmitam potência de uma unidade motora para uma unidade consumidora. Uma característica extremamente importante é o fato que em função da configuração ou arranjo destes elementos, podemos variar (aumentar ou reduzir) variáveis da transmissão, como por exemplo, a rotação, velocidade angular e principalmente o torque.
Engrenagens
Engrenagens são rodas dentadas cujos dentes são de forma e espaçamentos iguais. Durante a transmissão os dentes da roda motriz empurram os dentes da roda movida de tal forma que o contato se faz sem escorregamento.
As circunferências primitivas representam os diâmetros das rodas de atrito que transmitiriam o mesmo movimento com a mesma relação de transmissão das engrenagens, desde que não haja escorregamento.
No caso das rodas de fricção, existe um ponto de contato fixo que é o ponto de tangência entre as rodas.
Porém, no caso das engrenagens, este ponto não é fixo. À medida que as engrenagens giram este ponto desloca-se ao longo de uma curva no perfil do dente que é chamada CURVA OU LINHA DE CONTATO.
As curvas usadas para o perfil do dente são curvas conjugadas as quais obedecem a lei do engrenamento.
Dentre as curvas conjugadas as que são mais usadas para o perfil do dente s˜ ao:
•Cicloidais:
–Cicloide: Curva gerada por um ponto de uma circunferência que rola, sem escorregar, sobre uma reta chamada reta base.
–Epiciclóide: Curva gerada por um ponto de uma circunferência que rola, sem escorregar, sobre outra circunferência chamada