Téc. de negociação
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
CAMPO GRANDE, MS
Abril/2012
ELBER FERREIRA GUEDES
FAGNER NOGUEIRA
IGOBERTO VERARDO
JAIME ALVES
PEDRO HENRIQUE SOUZA
THIAGO HERNANDES
Campo Grande
Abril/2012
Introdução
O conflito está presente em todos os relacionamentos humanos e em todas as sociedades. As Disputas acontecem entre pessoas de uma mesma família, vizinhos, grupos religiosos e esportistas, organizações, governo, cidadãos entre outros. Podem ser das áreas trabalhistas ou comerciais sendo constituídas por múltiplos participantes e múltiplos critérios. Devido aos altos custos físicos, emocional e financeiro que resulta de uma situação conflituosa, os indivíduos têm buscado maneiras de resolver suas discordâncias e diferenças de pontos de vista. Ao buscar administrar e resolver as diferenças têm-se procurado estabelecer procedimentos que atendam aos interesses das partes envolvidas, minimizando o desgaste e os gastos desnecessários.
Negociação é a possibilidade de se fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta; por outro lado, não deverá ser surpresa caso as ações de não negociação provem ser o meio superior de realizar algo.
Negociação é um processo de atualização, revisão, realização de perguntas relevantes, proporcionando um aprendizado conjunto, com o objetivo de minimizar as diferenças na definição de valor.
A negociação é ainda o modo mais eficiente de conseguir algo que se deseja. Negociam-se quando existem alternativas a serem escolhidas, e essas alternativas envolvem a própria pessoa ou terceiros. Para ambos os lados, as diversas alternativas apresentam interesses comuns e interesses conflitantes, expressando a complexidade das relações.
Um dilema indispensável na hora da negociação é “Para criar valor é preciso oferecer