Atps
PROPOSTA SALARIAL: A HORA DE NEGOCIAR
Nos dias atuais, as pessoas buscam por estabilidade financeira através de um bom emprego e almejam salários que trarão tranquilidade e conforto.
As empresas precisam de mão de obra, de profissionais interessados em lidar com suas exigências e realizar tarefas propostas com competência, habilidade e agilidade.
O mercado de trabalho é competitivo, por isso a qualificação, estudo e experiência são parceiros no processo seletivo. A vaga será daquele que tiver melhor referência.
Após conseguir a oportunidade de trabalho em alguma empresa, o profissional deve ser responsável e dominar seu ambiente para conseguir melhor cargo, melhor salário e assim aperfeiçoar sua carreira.
Depois de tanto esforço, estudo, mérito e competência no emprego, chegará o tempo certo de tentar uma proposta salarial melhor. A preparação para isso é feita através de argumentações a favor de seu caráter na empresa. Vejamos alguns:
Ter um período de tempo integrado no quadro de funcionários da empresa sendo um colaborador responsável;
Qualificar-se com cursos na área de atuação mostrando interesse em continuar na empresa, colocando em prática o que aprendeu;
Elogiar a empresa que oferece bons benefícios para seus colaboradores;
Atribuir valores a função exercida como, por exemplo, zelar pelo seu local de trabalho;
Reforçar ao seu negociador sua ética perante a realização de horas extras, a pontualidade, a disposição para mudanças;
Falar sobre suas necessidades, expondo com sinceridade seus ideais.
CONCEITOS:
Fisher e Ury (1985) - “Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta”.
Steele, Murphy e Russel (1995) – “Negociação é um processo no qual as partes se direcionam de suas posições divergentes para um ponto em que se possa alcançar um acordo”.
Depois de uma definição dos conceitos para mostrar o processo em si, este por sua vez, vai ser caracterizado