Tática, técnica, jogo e substituições no futsal
Podemos definir a Táctica como o estudo, a coordenação e organização dos jogadores entre si, durante o jogo. É a preparação da equipa através de indicações básicas e definidas, que a par de informações sobre o adversário, são planeadas com a finalidade de o suplantar.
Complementando, é uma forma racional e planeada de aplicar um ou vários sistemas de jogo, a fim de combinar o jogo de ataque e defesa, tirando partido de todas as circunstâncias favoráveis do jogo, com o objetivo de dominar o adversário e conseguir a vitória.
Só através de um posicionamento previamente definido é que se pode ter uma base sólida e eficiente para uma coordenação perfeita da equipa, passo importante para a libertação da equipa e eficaz criatividade individual e coletiva.
Técnica
Entende-se por Técnica o domínio completo da bola na execução eficaz dos fundamentos básicos indispensáveis á prática da modalidade, tais como, o passe, o remate, a recepção, etc.
O domínio completo da bola em todas as suas vertentes, é a condição mínima para o êxito.
Ter habilidade não significa ter técnica, a técnica é a forma mais eficaz de executarmos um fundamento básico, a habilidade nem sempre...
A técnica, é fundamental em qualquer atividade para atingir o objetivo proposto da maneira mais eficaz.
A técnica no futsal pressupõe : - Rapidez de execução - Economia de movimentos - Máxima precisão - Execução no menor espaço possível
O treino técnico do jogador tem como objectivo alcançar o máximo de eficácia com o mínimo de esforço.
A técnica é automática, não exige raciocínio, pois nenhum jogador durante o jogo pensa em como irá efectuar o passe, o remate, a recepção, etc., estes movimentos só seram bem executados quando o jogador os fizer por reflexo.
O jogo
- As equipes são formadas por 5