Gases Nobres
Na indústria metalúrgica, o Oxigênio é usado principalmente em conexão com a metalurgia de processamento e com processos de combustão. Na indústria química, o Oxigênio é usado em uma variedade de processos químicos de oxidação. É também utilizado em grande volume para o tratamento de água.
A indústria de celulose é um grande e crescente consumidor de Oxigênio. Na piscicultura, o Oxigênio vem sendo utilizado no transporte e cultivo de peixes para consumo direto.
Nitrogênio
Utilizado na produção de atmosferas inertes (ausência de Oxigênio), no tratamento de metais, na preparação de catalisadores e polímeros, para extinção de incêndio e estocagem de frutas, tintas, produção de lâmpadas incandescentes, secagem de grãos, refrigeração de alimentos.
Usado como gás de arraste em cromatografia.
Usado em cirurgias ortopédicas, perfurações e cortes ósseos.
Argônio
Utilizado para a criação de atmosferas inertes (ausência de Oxigênio), em analisadores como: Espectrofotômetros de Absorção Atômica com Forno de Grafite, Espectrômetros a Plasma e como gás de arraste em cromatografia.
Utilizado em misturas de proteção para solda e enchimento de lâmpadas.
Utilizado no acionamento do bisturi elétrico.
Neônio
O neônio é utilizado em letreiros luminosos (tubos de gás neon), em criogenia (gerador de baixas temperaturas no estado líquido sobre alta pressão), em lâmpadas de neblina para aviões (permite a visualização a mais de 30 Km) e em lâmpada de catodo oco (utilizada em análise de absorção atômica) junto com o argônio.
Xenônio
O xenônio é utilizado na fabricação de lâmpadas como as do estroboscópio, para flash de fotografias e pode ser um meio de propulsão para viagens espaciais de longa distância. Em Medicina, radioisótopos do xenônio são empregados para medir ventilação, em tomografia computadorizada, e para determinar o fluxo sangüíneo para os órgãos.
Criptônio
A definição do metro era, entre 1960 e 1983,