RESUMO DIDÁTICA
A educação tem a dimensão de relacionamento, ou seja, se faz a educação junto com alguém. Desta forma, forma estabelecidas as universais do sistema de ensino que são as características que estão relacionadas à própria natureza da atividade e da situação do ensino, quaisquer que sejam as especificidades sociais, culturais e institucionais. Trata-se de compreender porque os professores apresentam em parte, um certo ar familiar, seja em sua relação com os alunos ou no olhar que lançam sobre eles, sobre si mesmo, sobre a forma como a sociedade os considera.
Nascer é entrar inacabado, em um mundo que já está aí (Charlot, 1997). A humanidade, isto é, o que constitui o ser humano no que ele tem de específico, não é a natureza que cada indivíduo traz em si no nascimento, é o que é produzido pela a espécie humana ao longo de sua história. A humanidade não é um dado presente por natureza em cada indivíduo isolado, é um mundo social humano, e cada indivíduo se torna humano humanizando-se pelo processo de vida real no meio das relações sociais. A educação é um processo pelo qual o pequeno animal que é gerado por homens se torna ele mesmo humano, apropriando-se de uma parte do patrimônio humano.
Partindo-se deste princípio, foram definidas as universais da situação do ensino, a saber:
Ninguém pode aprender sem uma atividade intelectual, sem uma mobilização pessoal, sem fazer uso de si. Uma aprendizagem só é possível, se estiver imbuída do desejo pessoal e se houver um envolvimento daquele que aprende. Só se pode ensinar a alguém que aceita aprender, ou seja, que aceita investir-se intelectualmente.
A educação supõe uma relação com o outro, já que não há educação sem algo de externo àquele que se educa. Aquele outro é um conjunto de valores, de objetos intelectuais, de práticas, etc; é também um outro ser humano.
O ser humano existe igualmente na forma dos objetos, das práticas , das obras, dos conceitos, das relações, dos valores,