Tutoriais e programas de demonstração na relação com a educação
Iuri Bezerra da Silva
Introdução
O presente estudo é apresentado à disciplina de psicologia da educação, do curso de Licenciatura em informática no Instituto federal do Rio Grande do Norte com fins avaliativos para conclusão do terceiro período. Este destaca o uso de tutoriais e programas de demonstração para aquisição do conhecimento: estudo comparativo do uso dessa metodologia em cursos de informática em relação a outros do IFRN.
No mundo em que vivemos, com o avanço da tecnologia, a aprendizagem apenas das salas de aula se tornou pouco quando se pensa na quantidade de recursos que a tecnologia nos trouxe para a educação, as ferramentas de aprendizagem para se adquirir conhecimento, a cada dia se somam. Principalmente pelo grande uso da internet, uma das ferramentas de aprendizagem que mais se espalha, é o uso de tutoriais e programas de demonstração.
Entretanto, as novas modalidades de uso do computador na educação apontam para uma nova direção: o uso desta tecnologia não como "máquina de ensinar" mas, como uma nova mídia educacional: o computador passa a ser uma ferramenta educacional, uma ferramenta de complementação, de aperfeiçoamento e de possível mudança na qualidade do ensino. ( Valente. Pag 06. 2001)
O objetivo deste trabalho é identificar em que aspectos, o uso de tutoriais pode corroborar para a educação e para as pessoas que desejam adquirir conhecimentos novos.
Hoje, nós vivemos num mundo dominado pela informação e por processos que ocorrem de maneira muito rápida e imperceptível. Os fatos e alguns processos específicos que a escola ensina rapidamente se tornam obsoletos e inúteis. Portanto, ao invés de memorizar informação, os estudantes devem ser ensinados a buscar e a usar a informação. (Valente. Pag 06. 2001)
Nessa pesquisa, será mostrado o que são, onde encontrá-los, em que áreas da educação