TUTOR: PAPEL FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Fabiana M. A. V. da Cunha
Curso de Pós-Graduação em Metodologias e Gestão para Educação a Distância
Pólo de Campo Grande, MS
RESUMO
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo principal analisar o papel do tutor na modalidade de aprendizagem educação à distância, pois cada ano que passa a Educação à Distância vem superando os preconceitos e mudando a mentalidade das pessoas referente à credibilidade da modalidade.
Assim, o grande desafio é provar que na EaD, a única distância que existe é a distância física e/ou temporal, mas que geralmente torna se um mero detalhe quando se tem uma ótima estrutura educacional, quando se usa as avançadas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e principalmente quando se tem um tutor capacitado e qualificado que desempenha com excelência a função de educador orientador motivador, cativando os alunos e reduzindo assim o número de evasão dos mesmos durante o curso.
Palavras-chave: Educação à distância, tutor, motivação, retenção.
INTRODUÇÃO
Atualmente, no Brasil, ainda há muitas discussões sobre a potencialidade da educação à distância e principalmente há comparação em relação à modalidade presencial, quanto à qualidade do aprendizado, se o mesmo é igual ou superior do aluno presencial.
Nesse debate quem fica com grande parte da responsabilidade é o tutor que tem o desafio de acompanhar o desempenho do aluno, orientar quanto às atividades e dúvidas, entre outras funções que devem desempenhar para alcançar com eficiência e eficácia o objetivo do curso.
Apesar do crescente número de acadêmicos adeptos à Educação à Distância, ainda temos um considerável número de evasão de alunos nesta modalidade, ou seja, alunos que iniciaram o curso e por algum motivo desistiram do mesmo.
O tutor capacitado e qualificado é a peça chave para ajudar as instituições de ensino a reduzir a evasão na EaD, pois além