Turismo
A OMT (Organização Mundial do Turismo) tem o objetivo de oferecer um prognóstico em longo prazo sobre as diversas projeções que envolvem o turismo, inclusive sobre quantidades das demandas do turismo internacional no mundo, ressaltando aspectos com gráficos e porcentagens.
2 – Relatório
De acordo com os dados oferecidos pela OMT sobre o turismo mundial, a demanda de chegada de turistas internacionais vem crescendo todo ano desde 2010 aonde chegou a alcançar 983 milhões, em 2011 este número se manteve, e atualmente em 2012 já cresce a um ritmo de 5%.
A região que vem se mantendo no topo é a Europa, seguida de Ásia e Pacífico, por outro lado, o Oriente Médio registrou um crescimento negativo, isto devido aos conflitos políticos e sociais que ocorreram recentemente.
Segundo as previsões, entre 2010 e 2030 as economias emergentes iriam ter um crescimento maior (4,4%) do que as economias avançadas (+2,2%) ao ano, porém, ao contrario desta tendência às economias avançadas tiveram maior crescimento, devido os bons resultados da Europa e o descenso do Oriente Médio.
Com relação ao transporte, a via aérea é a que mais cresce com 51% em relação a terrestre 41%.
(GRÁFICO)
Dentre os motivos que fazem o turista viajarem, o principal é o lazer, seguido de motivos religiosos e de saúde, segundo os dados da OMT em 2011.
(GRAFICO)
Conclusão
Em vista dos fatos apresentados, pode-se concluir que a Europa lidera a atualidade como a região que mais emite turistas no mundo e sempre vai estar acima, devido o seu grande mercado, acessibilidade de regiões e serviços e sua grande infraestrutura, pontos importantes que formam o mercado turístico.
Podemos ver também o descenso do Oriente Médio em relação à demanda de turistas, porém, não quer dizer que esta porcentagem negativa continuará segundo as pesquisas até 2030 todas as regiões do mundo vão ter um crescimento significativo ou não.
Conclui-se que o turismo internacional para que tenha um bom