Revolução digital
GESTÃO DE TI
(texto complementar)
1. A REVOLUÇÃO DIGITAL
A revolução digital é marcada pelo fim de uma sociedade industrial e início de um novo tipo de sociedade baseada na informação e no conhecimento. Informação armazenada/distribuída digitalmente com uso da Internet.
No início dos anos 80, Alvim Toffler pregava o surgimento de uma terceira onda em substituição as civilizações industrial (segunda onda) e agrária (primeira onda). A revolução causada pela microinformática ainda estava no começo – o IBM PC surgiu apenas em 1981 – e a internet ainda não havia sido liberada para uso comercial – sua disponibilidade ocorreu apenas nos anos 1990. Porém, já começavam a se delinear profundas transformações sociais, políticas e econômicas. Toffler em 1995 já citava a desmassificação dos meios de comunicação
(na época, propiciada pelo videocassete, a TV a cabo, o videogame), o surgimento da computação descentralizada e a “ampliação do cérebro”, a tendência de trabalharmos em casa e a comodidade proporcionada pelos equipamentos eletrônicos, entre outros acontecimentos“ (VIDAL, 2008 p.115).
“O grande salto que nos permite caracterizar o atual período histórico como período de mudança de paradigmas é o fato de que as TICs permitem que hoje a informação seja facilmente captada, armazenada, processada, copiada, enviada e disponibilizada de forma digital” (VIDAL, 2008 p.116).
Pensamento:
Castells (1999, p.69) argumenta que: “O que caracteriza a atual revolução tecnológica não é a centralidade de conhecimentos e informação, mas a aplicação desses conhecimentos e dessa informação para a geração de conhecimentos e de dispositivos de processamento/comunicação da informação, em um ciclo de realimentação cumulativo entre a inovação e seu uso.”
Dicas sites sobre Alvin Toffler: http://www.alvintoffler.net/ http://www.toffler.com/
2. A INTERNET
A Internet é um conjunto de tecnologias, mas também representa uma nova mentalidade e uma nova cultura no mundo dos sistemas