turismo
Você sabe o que é o Plano Nacional de Turismo?
É um instrumento de planejamento e gestão que faz do turismo um indutor do desenvolvimento e da geração de emprego e renda no País. O PNT também estabelece um conjunto de diretrizes, metas e ações que orientam a atuação do Ministério do Turismo, em parceria com outros setores da gestão pública. O Plano Nacional de Turismo 2013-2016 (PNT) foi aprovado pelo governo federal e publicado na quinta-feira, 25 de abril, data em que o Ministério do Turismo (MTur) comemora dez anos de existência.
Alguns dos objetivos do PNT 2013-2016 são:
• Colocar o Brasil entre as maiores economias turístico do mundo até 2022
• Estimular a elaboração de planos regionais e locais de desenvolvimento turístico, com o objetivo de fortalecer a gestão descentralizada.
• Ampliação das ferramentas e sistemas de informações turísticas, de maneira a permitir o acompanhamento dos resultados orçamentários e a eficácia das ações implementadas.
E os desafios?
• Aumentar o número de viagens domésticas dos atuais 197 milhões para 250 milhões.
• Aumentar o número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil para 8 milhões por ano.
• Aumento da receita internacional de 6,6 bilhões para R$ 10,8 bilhões anuais.
Conclusão
Conclui-se que a implantação de políticas de turismo é uma diretriz condicionante para o desenvolvimento turístico , no momento que se articula políticas setoriais, relacionando-as com o interesses da indústria turística. Pois o turismo é visto como um promotor de melhorias na distribuição de renda, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável e local, quando trabalhado nos pilares sociais, locais, políticos, privados e ambiental. Mas cabe aos governantes, setores privado, comunidade e órgãos institucionais de turismo, determinar prioridades no que concerne o termo