turismo
Desde o surgimento da humanidade, há necessidade de transportar informações, imagens, cargas ou pessoas. Estes deslocamentos só foram possíveis através da abertura de estradas e o desenvolvimento dos meios de transportes.
Quando se fala em turismo, a primeira necessidade que vem ao imaginário do turista são os meios de transportes e alojamento que será utilizado para a viagem, criando a expectativa de hospitalidade, que constitui não apenas como ato de hospedar, mas receber o turista demonstrando que ele não é apenas um objeto de lucro, mas o reconhecimento como ser humano com necessidades e desejos a ser correspondidos. Esse serão possível apenas com serviços de boa qualidade desde o embarque. Sendo através de meios de transportes marítimo, rodoviários, ferroviários e aéreos.
Os sistemas de transportes que desencadearão hospitalidade compreenderão desde as condições de estradas, sinalização, semáforos, higiene e segurança, e até o atendimento na compra do bilhete de passagem.
Os meios de transportes podem constituir ainda como o próprio atrativo turístico não apenas em sua infra-estrutura, mas na qualidade de serviços oferecidos, e o conteúdo turístico incorporado ao meio.
Para relacionar a importância dos modais de transportes no desenvolvimento do turismo, conceitua-se o turismo como deslocamento de pessoas fora de seu ambiente usual, em tempo inferior a um ano que esteja viajando a lazer, negócio ou outros motivos.
O turista utiliza-se de diversos modais de transportes para se deslocar nos destinos escolhidos muitas vezes fazem essa troca de modais pelas opções de acesso em determinadas cidades. Cabe ressaltar que o transporte é um dos três componentes fundamentais para o desenvolvimento do turismo. Os outros dois são a ofertas turísticas existente nos destinos e o mercado turístico, ou seja, os turistas.