Resumo "A era das Revoluções" Hosbawn, Eric J.
1538 palavras
7 páginas
UNISANT'ANNAHISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
HISTÓRIA 1º SEMESTRE NOTURNO
ATIVIDADE: RESUMO DO TEXTO:
Hosbawn, Eric J. . Cap.6 , A Era das Revoluções: 1798 - 1848 (25ª ed. Revista). Paz e Terra.
O século XIX foi marcado por ondas revolucionárias em todo o Ocidente. A expansão Napoleônica causou a Revolução Espanhola que por sua vez "propiciou" condições favoráveis para a libertação da América-Latina através de revoluções lideradas por nomes como: San Martin, Simón Bolívar, Bernard O'Higgins etc. Em 1822 o Brasil separa-se da Coroa portuguesa de forma pacífica.
Agitações posteriores continuam eclodindo na América do Norte, oeste da Rússia e Europa nos anos de 1829 - 1834. A derrubada dos Bourbon na França está no epicentro das revoluções. Reformas Católicas e Protestantes, proclamações de independência e adoção do sistema político liberal foram os motivos das principais revoluções. Apenas a Grã-Bretanha estava paralela a esses acontecimentos.
1830 é a marca da substituição do modelo aristocrático pelo modelo burguês na Europa Ocidental, que se tornaram "instituições liberais salvaguardadas contra a democracia por qualificações educacionais ou de propriedade para os eleitores, sob uma monarquia constitucional".
Nos Estados Unidos o sufrágio universal já era uma realidade, fazendo pensadores liberais entenderem essa política como uma próxima etapa. Movimentos de trabalhadores e nacionalistas surgem envoltos a este quadro político.
O cenário social de 1830 apresentava também mudanças notáveis, tendo como principais aspectos a industrialização e urbanização sobrepondo-se ao modo de vida rural economicamente agrário, as migrações, a mudança nos pensamentos ideológicos e nas artes.
É também um ano marcado por crises na Grã-Bretanha e Europa Ocidental o que leva a derrota das revoluções de 1848 e o grande salto econômico de 1851. Fruto dessa crise é o que chamam de "A Primavera dos Povos" onde de forma mais ou menos espontânea, os países da Europa se