turismo
O aspecto cultural também é bastante variado. São muitos os povos que formaram a gente catarinense – portugueses, africanos, índios, alemães, italianos, ucranianos, poloneses, tiroleses... Essa herança cultural é notável na arquitetura, na gastronomia, no folclore, na religião, no colorido das roupas, nas manifestações artísticas e nos festivais que celebram suas tradições, com destaque para a Oktoberfest e demais festas de outubro.
O povo é hospitaleiro e o Estado é sinônimo de excelência. Sua produção industrial é exportada para 190 países em todos os continentes – Santa Catarina mais que triplicou sua economia nas últimas décadas. E os índices sociais e de qualidade de vida estão entre os melhores do país, comparáveis aos de países desenvolvidos.
Além da diversidade de atrativos geográficos e culturais e dos ótimos índices econômicos e sociais, outro fator é essencial para o bom desempenho do setor turístico em Santa Catarina: aqui, o turismo é levado a sério! Nos últimos anos, a atividade teve um grande crescimento. Houve significativos e constantes incentivos e investimentos dos setores público e privado em infra-estrutura e divulgação dos destinos, roteiros e produtos turísticos. Municípios e regiões turísticas despertaram para o potencial econômico da atividade e já constituíram 13 convention and visitors bureaux e criaram roteiros regionais integrados e novos produtos. A infra-estrutura hoteleira e de eventos acompanhou este desenvolvimento – os bons espaços para grandes eventos já superam