TURISMO
Paredes
Integrada na região do Vale do Sousa, Paredes preserva a sua atmosfera rural, a dois passos da cidade do Porto. Inserido nas Rotas dos Móveis, do Vinho Verde e do Românico, todo o concelho exibe um património natural admirável, marcado pela beleza paisagística da região. Ao longo do Rio Sousa encontram-se as Pias Bucólicas, onde ainda podem ser apreciados moinhos em funcionamento, além de agrestes margens escarpadas, e troços mais suaves convidativos à prática de canoagem e de desportos radicais. Especialmente impressionante é o açude natural de 50 m de altura, conhecido como Senhora do Salto do Sousa;
É um dos locais mais apreciados do concelho de Paredes. Este espaço paisagístico de rara beleza, está encravado entre altas serras por onde corre o rio Sousa. Neste local, encontra-se a denominada 'Boca do Inferno', de características geológicas particulares e imbuída num grande misticismo. O lugar da Senhora do Salto proporciona momentos de tranquilidade, frescura e as suas escarpas permitem a prática de rappel e escaladas. Apesar da existência de um vale com declives acentuados é possível um alcance visual de longa distância se subirmos a vertente da serra de Santa Iria. Esta zona integra a Rede Natura 2000, que confere protecção aos habitats e espécies da flora e fauna. A Senhora do Salto está envolta numa lenda.
Fauna:
O concelho alberga uma comunidade de aves (avifauna), em particular aves insectívoras: andorinhas e andorinhões, alvéolas, melros, carriças, toutinegras, piscos, felosas, entre outros. Contribuindo para o equilíbrio biológico e para a diminuição de danos no ecossistema, principalmente nas zonas de maior incidência agrícola do concelho. Também é considerável a quantidade de aves aquáticas destacando a garça-real. Ao nível das aves de rapina o seu número é satisfatório, principalmente as nocturnas (mocho-galego, coruja do mato, entre outras).