Laboratorio de Fisica
Em circuitos eletrônicos alguns componentes necessitam que haja alimentação em corrente contínua, enquanto a fonte está ligada em corrente alternada. A resolução deste problema é um dos exemplos da utilidade de um capacitor que é capaz de armazenar energia potencial elétrica durante um intervalo de tempo, utilizando um campo elétrico uniforme. O capacitor pode ser utilizado também na sintonia de circuitos de aparelhos eletrônicos como televisores, rádios, celulares, etc. Os objetivos deste experimento são aplicar de forma eficaz a fundamentação teórica sobre o estudo dos capacitores, especificamente, em relação ao conceito de capacitância de um capacitor de placas paralelas e determinar a dependência da distância entre as placas de um capacitor e sua capacitância representada também através da construção do gráfico.
RESUMO O experimento consiste em aplicar a fundamentação sobre as placas de um capacitor e sua capacitância através do emprego de material específico. O capacitor é conectado ao multímetro. Dessa forma, seguindo os dados de uma tabela pré-estabelecida é possível perceber que conforme a distância entre as placas aumenta, a capacitância medida diminui, variando seus valores. Pode-se se verificar a fundamentação dos capacitores de placas paralelas e seu funcionamento. Observando-se que a capacitância inversamente proporcional a distância entre as placas. A construção dos gráficos tornou essa fundamentação clara e demonstrou as características dos capacitores de placas paralelas.
INTRODUÇÃO TEÓRICA Potencial Elétrico É a medida associada ao nível de energia potencial de um ponto de um campo elétrico. É uma grandeza escalar definida como sendo a energia potencial por unidade de carga em um ponto no espaço. O potencial elétrico é dado por:
V = U / q (Equação 1)
Onde:
V – potencial elétrico (V)
U – energia potencial elétrica (J) q – carga elétrica (C)
Capacitores Também chamado de condensador, ele é um