Turismo
3.4.1 Cultural
Museu nacional de História em Lisboa
O Museu Nacional de História Natural é um organismo da Universidade de Lisboa, que tem as funções de preservar património, investigar e difundir conhecimentos mediante os métodos e técnicas de comunicação que lhe são próprios. No espaço dedicado à ciência têm lugar exposições sobre ciências exatas (vários módulos relativos a leis físicas, documentados com experiências interativas). Encontra-se dividido em quatro núcleos temáticos: a exposição histórica e interativa de longa duração, o laboratório químico da Escola Politécnica, as oficinas experimentais de química e o Planetário.
Jardim Botânico da Ajuda
Mandado construir pelo rei D. José I, em 1768, para educação dos príncipes, este jardim de estilo renascentista com quase 4 hectares oferece paz e sossego num espaço repleto de árvores tropicais. Destaca-se um dragoeiro, com de mais 300 anos, trazido da Madeira. De salientar, também, a aparatosa fonte das quarenta bicas, decorada com serpentes, cavalos marinhos, leões do mar, rãs, patos e outras criaturas, de cuja boca jorram jatos de água que regam os canteiros de plantas aquáticas. Um enorme e imponente terraço preenche a parte inferior do jardim, enquanto no terraço superior se aloja uma boa coleção botânica com plantas de todo o mundo. Mais de cem espécies podem ser sentidas no Jardim dos Aromas, preparado para invisuais.
Palácio Nacional da Ajuda
Edificado para substituir a "Real Barraca", a sua construção teve início em 1795. O projeto inicial deve-se a Xavier Fabri, com profundas alterações introduzidas por M. Caetano de Sousa. Seguem-se-lhe os arquitetos Francesco Fabri e J. da Costa e Silva. Embora inacabada, é a maior residência real de Lisboa. Edifício de inspiração neoclássica, em cantaria lavrada. No vestíbulo, merecem destaque as 47 estátuas assinadas por vários artistas portugueses. Um monumento opulento onde podem ser visitados os