turismo
É uma forma especial de movimentos migratórios temporários, cujas motivações são as mais diversas: o descanso; prazer dos banhos de mar; o apreço pela cultura e pelos desportos; o fascínio pelo desconhecido; a contemplação da Natureza e o fervor religioso.
O Turismo
Verdadeiro fenómeno social massas, para o que muito contribuíram: desenvolvimento das vias de comunicação e dos transportes (cada vez mais rápidos e cómodos);
melhoria do nível de vida (com destaque para aumento dos salários);
e a generalização do direito ao gozo de um período anual de férias.
O Turismo
Em pouco mais de 50 anos, passou de uma indústria incipiente e quase desconhecida a uma actividade económica mundial: grande geradora de empregos, produtora de divisas estrangeiras e redistribuidora de riqueza; papel preponderante no equilíbrio balança de pagamentos.
Portugal apresenta condições, excepcionais para o desenvolvimento do turismo: a amenidade do clima, especialmente nas faixas costeiras, com Invernos suaves e Verões quentes, secos e muito luminosos, em que o sol, principal atractivo procurado pela maior parte dos turistas, pode brilhar meses seguidos; as boas e numerosas praias de areia fina e de águas tépidas e numerosas fontes termais; a variedade e a beleza das paisagens e o grande número de belos monumentos (castelos, mosteiros, palácios, conventos, etc); o folclore rico e variado (trajes, danças, cantares, romarias, festas, etc); o carácter hospitaleiro e acolhedor da gente portuguesas.
Problemas da Actividade Turística:
Problemas de Natureza Económica
Carácter sazonal da actividade;
Subaproveitamento dessas estruturas nos períodos de menor fluxo;
Sensibilidade às flutuações económicas;
Excessiva e crescente oferta paralela, que consiste no aluguer de quartos a turistas por particulares. Problemas Estruturais do Turismo:
Grande concentração da procura;
Dependência quase exclusiva de um só produto que é