turismo
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
PROFESSOR (A):
DICIPLINA: GEOGRAFIA DO TURISMO
ALUNO (A):
RESENHA CRÍTICA
TEXTO: PERCALÇOS DO PLANEJAMENTO TURÍSTICO:
O PRODETUR- NE
AUTOR: ADYR A. BALASTRERI RODRIGUES
CRATO-CE/2013
O texto do escritor Adyr A. Balastreri Rodrigues explora uma atividade econômica importante no país, que é o turismo e fala sobre a consolidação de programas para uma política consistente nesse setor como o prodetur-ne.
O Prodetur- ne ( programa de desenvolvivendo para o turismo no nordeste) é voltado para o fortalecimento do turismo receptivo internacional, calçado por capitais transnacionais, nos quais a tendências à exclusão das comunidades locais é preocupante.
O Prodetur-ne, foi criado por iniciativa da SUDENE e apoiado pela EMBRATUR em 29 de novembro de 1991. Todavia o programa só foi concretizado pela portaria conjunta n° 002, em 16 de abril de 1993. Gerado no governo Fernando Collor de Melo, começa a implantar-se no governo Itamar Franco e esse programa como todos os programas políticos, espelha a política econômica da sua época, vinculada a ideologia dominante.
O Prodetur criou várias ideias para o desenvolvimento do turismo no Nordeste, e lançou justificativas como a citada abaixo:
“A geração de fluxos turísticos significativos fará também com que se crie a consciência preservacionista na população diretamente beneficiada, podendo inclusive surgir demandas por recuperação de ambientes degradados e ações que evitem alterações ambientais significativas” (EMBRATUR, 1992:5).
Estes argumentos em tese até que poderiam ser válidos, mas infelizmente na prática os fatos demonstram o contrário, como o exemplo que vem ocorrendo em muitas praias nordestinas, o desmonte de dunas móveis para loteamentos de residências secundarias e a construção de hotéis têm causado graves problemas ambientais. Alterado o equilíbrio ecológico, as dunas mudam de direção e aterram, implacavelmente, povoados já existentes mesmo