Turismo
Resumo
No dias atuais a educação ambiental, assim como o ensino de ecologia é visto como um importante meio de conscientização para a conservação e preservação da fauna e flora assim como o meio em que vivemos, abrangendo todos os aspectos, sejam eles físicos, políticos, econômicos e sociais.
Atualmente, a população está cada vez mais envolvida com as novas tecnologias e com cenários urbanos, perdendo desta maneira a relação natural que tinha com a terra e suas culturas. Os cenários tais como shoppings center passam a ser normais na vida dos jovens e os valores com a natureza não tem mais pontos de referência na atual sociedade moderna.
É clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, a interação educação-comunidade-natureza e a inserção da educação ambiental no currículo escolar sendo fundamental para que haja um trabalho de continuidade podendo assim formar cidadãos capazes de entender a importância da preservação do meio ambiente.
Palavras – chave: educação ambiental, currículo, natureza
Há alguns anos tem se falado muitos nos problemas ambientais, sociais, políticos e econômicos e a questão ambiental tem adquirido grande importância, pois o estudo do mesmo pode ajudar a termos cidadãos mais empenhados em melhorias para uma qualidade de vida melhor.
Oficialmente em Roma, 1968, foi realizado um encontro com cientistas de países desenvolvidos, ficando conhecido como “Clube de Roma”, a fim de discutir o consumo e as reserva de recursos naturais não-renováveis e o crescimento da população mundial até meados do século XX. Vê-se que a urgência em buscar meios para a melhoria do meio em que vivemos ocorre há mais de 40 anos.
Em 1972 a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou na cidade de Estocolmo (Suécia), a 1 Conferência Mundial de Meio Ambiente Humano, onde chamava a tenção para a necessidade de uma ação