economia
Termo introduzido por Saussure como sinónimo de língua.
Dimensão extensional: código refere um conjunto de normas ou de leis (coisas, objetos,...)
Dimensão intensional: código significa a relação de correspondência de elementos decorrente de dois conjuntos. (=dimensão da significação).
Conforme a dimensão extencional ou intensional, o código adquire certas funções.
FUNÇÃO EXTENSIONAL: o código determina um repertório de signos associados por um atributo comum. Remete para coisas/ palavras.
Por exemplo, o léxico da língua portuguesa patente num prontuário (listagem de palavras.
FUNÇÃO INTENSIONAL: o código reporta o princípio de formação do próprio repertório, tanto em modo de codificação como de descodificação. Nesta funções, o código determina as correspondências entre termos.
Por exemplo, o dicionário de uma língua natural; na medida em que fornece os significados dos termos, fazendo corresponder a cada um uma explicação semântica.
O objetivo dos códigos é sempre uma normalização, com intuito da redução da ambiguidade.
Os códigos podem ser ou não imunes às circunstâncias, isto é, uma palavra pode remeter para múltiplos significados, dependendo das circunstâncias, lugares e momentos. As circunstâncias podem levar a que eu possa utilizar vários significantes para produzir novos significados.
Exemplo: vestido de noiva preto. Significado dos signos pode ser afetado pela condição de uso dos signos. Pela condição de uso dos signos entende-se, também, abuso de signos.
SEMIÓTICA
PRAGMÁTICA
1. A NATUREZA PRAGMÁTICA DO SIGNO E NOÇÃO DE INTÉRPRETE
O signo não é independente da sua utilização.
Pragmatismo remete para uma utilização de um ponto lógico-analítico. Assim, a pragmática é uma dimensão lógico semiótica que possui exatamente o mesmo valor e estatuto da sintática e da semântica. dimensão gramatical lógica implicação (surge sempre)
No âmbito da semiótica é importante não só analisar as unidades sígnicas, os seus