turismo
Turismo de aventura no Brasil
Considerada uma atividade recente no Brasil, o turismo de aventura é um dos segmentos do mercado turístico que promove a prática de atividades de aventura recreacionais em ambientes naturais ou até mesmo espaços urbanos ao ar livre e fechados. Envolvem riscos controlados, e, por conta disso, são necessários equipamentos e técnicas específicos para a atividade, além de guias especializados na segurança dos participantes.
Através das atividades, promove-se o respeito ao patrimônio ambiental e sociocultural. O perfil do participante de turismo de aventura engloba pessoas em busca de emoção, riscos controlados e desafios como formas de lazer.
A atividade pode ser praticada individualmente ou em grupo, e por promover a interação do homem com a natureza, deve fazer uso dos recursos naturais de maneira sustentável, preservando o patrimônio cultural e natural dos espaços, além de incentivar a formação de uma consciência ambientalista, comprometida com as comunidades envolvidas.
Devido à sua grandiosidade e diversificadas opções de cenários, o Brasil é referencia mundial na prática de turismo de aventura. Tal atividade pode ser desenvolvida em ambientes de terra, ar e água. Dentre as mais relevantes em território brasileiro encontram-se:
Terra:
1.Escalada em árvores, praticada na Amazônia;
2.Caminhada e caminhada de longo curso, praticadas por todo o Brasil, principalmente no litoral e nas Chapadas Diamantina e dos Veadeiros;
3.Escalada, praticadas nas Chapadas Diamantina e Veadeiros, Jalapão, Serra da Capivara, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Porto Velho.
Ar:
1.Arvorismo, praticado nas Serras Gaúchas, Florianópolis, Foz do Iguaçú, Rio de Janeiro, Chapadas dos Veadeiros, Diamantina e Guimarães, Bonito, Manaus, Fortaleza, Recife.
2.Balonismo, realizado nas Serras Gaúchas;
3.Bungee jump, praticado na Chapada Diamantina e Delmiro Gouveia (Alagoas).
Água:
1.Acqua ride, decida de rio em minibotes