A importância da rotulagem em alimentos
364 palavras
2 páginas
A rotulagem de alimentos é um elemento fundamental à Saúde Pública, portanto, para os produtos elaborados nas empresas alimentícias devem ser avaliados rigorosamente antes de serem expostas aos consumidores. Na fase de processamento em uma indústria, devem seguir alguns requisitos exigidos pelas autoridades competentes. Sendo assim, a empresa deve avaliar o recebimento, processamento, embalagem e transporte das matérias primas com rigor pelo setor de qualidade. O papel da garantia de qualidade vem por sua vez assegurar todo gerenciamento e controle desses processos, sendo a entrada, processamento e saída dessas matérias-primas com seus respectivos programas de autocontrole exigidos pelas autoridades fiscalizadoras MAPA ou ANVISA. Os registros elaborados para rotulagem aborda todos esses elementos que fazem parte desta cadeia produtiva, sendo assim, tem que ser claro, objetivo e verdadeiro, pois com ele a população tem acesso a informações sobre os alimentos que as empresas produzem com suas características organolépticas, formas de conservação e informações necessárias para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.
Para a elaboração dos rótulos dos alimentos é importante que algumas legislações nacionais e internacionais sejam seguidas arrisca, sendo importante observar que os alimentos embalados (com algumas exceções) deverão possuir em seus rótulos as informações obrigatórias como: validade, ingredientes, lote, entre outros e a rotulagem nutricional, mas além dessas informações alguns alimentos possuem legislações específicas sobre a sua rotulagem adequada como a carne in natura em frigoríficos, subprodutos, alimentos com glúten, funcionais, entre outros.
Para a formulação de um registro de rótulo adequado a pessoa responsável encontrara na frente grandes dificuldades, pois existe uma grande quantidade de legislações a serem seguidas, poucos materiais que abranjam todas as legislações atualizadas, pouca divulgação das legislações e grande