Turismo
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância 1
Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso: Turismo
Professor: Elvis Bardini
Nome do aluno: Edson Salésio André
Data: 28 de abril de 2013
1)
A charge mostra de forma sucinta várias das áreas estratégicas nas quais as grandes corporações expandiram seus “tentáculos” ao redor do mundo.
Texaco, Shell: representando monopólios petrolíferos. É indiscutível a importância das fontes energéticas no modelo de desenvolvimento capitalista.
IBM, Microsoft: empresas que estão por trás de quase toda a estrutura básica de hardware e software no mundo e através destas tem controle direto ou indireto da informação que circula no ambiente virtual.
CNN: o bombardeio de TVs sintonizadas na CNN, pode ser interpretada como a busca de controle e manipulação da informação de redes televisivas que buscam interpretar os fatos nacionais e internacionais numa versão que melhor condizer com os interesses para manter o “status quo” dos grandes agentes monopolísticos ou oligárquicos. Tal visão pode ser associada com o que Santos chamam de informação totalitária ou despótica, que não só manipula a informação no que se refere às políticas internacionais; mas também usar da propaganda e da publicidade não só na divulgação de produtos, mas na criação de necessidades, ou seja, cria consumidores, antes mesmo da produção dos produtos.
Mcdonald, Coca cola e personagens de Walt Disney: clichês, agora representando um padrão americanizado de cultura e alimentação (“fastfood”, refrigerantes, Hollywood e indústria do entretenimento).
Armas, aviões: Santos cita a perversidade sistêmica, que produz pobreza estrutural, de caráter generalizado e sistêmico, mas que apenas propõe soluções segmentadas, como o banco mundial, que em nível estrutural produz pobreza. Podemos estender esta reflexão para a mais importante das OIGS a ONU. Conforme retratado de forma indireta (ou