Turismo
Venâncio Aires se destaca por ser um povo acolhedor, inteligente e por continuar a anos ligado de uma maneira especial ao plantio de ervas e a diversificação de plantações no interior. E por suas belezas naturais e pela cordialidade dos venâncio-airenses, a Capital Nacional do Chimarrão possui vários locais que merecem ser visitados. No interior, encontram-se cascatas, balneários e matas nativas, além da beleza das construções do século passado. Na área urbana, localiza-se a Casa de Cultura com o Museu, o Estádio Edmundo Feix, do Esporte Clube Guarani, e o ponto mais alto de visitação do Município, a Igreja Matriz São Sebastião Mártir.
O hábito de saborear um bom chimarrão reúne diversas idades no calçadão municipal, denominado “Largo do Chimarrão”. Esta tradição é facilitada pelo Chimarródromo, belo monumento construído em metal e que disponibiliza água quente aos visitantes.
O Parque Municipal do Chimarrão está localizado na entrada principal da cidade. Com uma área de 30 hectares, abriga um Ginásio de Esportes com capacidade para 10 mil pessoas, três pavilhões para exposições, pista de rodeio, motocross e bicicross, sedes de diversas entidades, canchas de bocha, área para camping, estacionamento e completa infra-estrutura.
Para demonstrar a cultura e as tradições do povo venâncio-airense e gaúcho, foi criada em 1986 a Festa Nacional do Chimarrão – FENACHIM. O evento ocorre de dois em dois anos, no Parque Municipal do Chimarrão.
Casa de Cultura
Projetado