Turismo e grutas
Este trabalho realizado no âmbito , tem como objectivo ,entender a valorização do belo em zonas rurais, mais propriamente a valorização dada á gruta do Escoural e qual o seu impacto na freguesia a que pertence, Escoural
A Gruta do Escoural está situada no Concelho de Montemor-o-Novo, Freguesia Escoural, na estrada que liga Montemor-o-Novo às Alcáçovas e foi descoberta em 1963 sendo classificado neste ano como Monumento Nacional.
A sua descoberta deve-se a uma exploração de marmore na Herdade da Sala que, na sequência de um tiro de pedreira, pôs a descoberto uma sala com numerosas ossadas humanas e restos de cerâmica.
Existe nesta gruta uma Necrópole do Neolítico Final e mais de 100 pinturas e gravuras rupestres a ocre e carvão inventariadas até ao presente. Tem cerca de 30 galerias e diversas salas e corredores dispostos em vários níveis, mas nem tudo está acessivel ao visitante.
Foi durante muitas décadas o único lugar onde estava documentada arte rupestre Paleolitico Médio e Superior (como santuário e residência). No exterior acima da gruta situa-se o Santuário Rupestre Neolítico e um pequeno povoado Calcolítico.
2. Caracterização da gruta e impacto em Santiago do Escoural
A gruta é constituida por uma formação de calcario cristalinos metarmorfizados e por uma grande salae multiplas galerias, possui diversos niveis de ocupação humana. A mais antiga dat de há cerca de 50.000 anos ( Paleolítico Médio),tendo como objectivoo abrigo de comunidades nómadas. No Paleolítico superior é tranformada em Santuário como comprovamas pinturas e gravuras com representações zoomórficase geométricasno seu interior. No período do Neolitico final serviu de necrópole funerária.No exterior conservam-se vestígios de um santuário rupestre neolítico, de um povoado calcolítico e cerca de 300 metros de tholos.
O conjunto