Turismo na terceira idade
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), aponta, atualmente, que aproximadamente 19,2 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, representando 9,9% da população do país. Em 2020, o número de idosos alcançará 13,6% de pessoas da terceira idade representando a população do país.
Este segmento turístico vem crescendo a cada ano, em virtude do aumento da expectativa de vida saudável que está ligado ao avanço natural na medicina, controle da natalidade, dentre outras medidas que aumentam cada vez mais a proporção de idosos na população mundial. Outro fator que contribui para o aumento desta demanda é a mudança de percepção da velhice. O termo melhor idade demonstra claramente que esta etapa da vida é encarada por pessoas estimuladas ao movimento, ao contato com a natureza, tendo interesse em participar de atividades de lazer e bem-estar, valorizando hábitos saudáveis a fim de ter uma vida melhor.
Diante dessa tendência, o planejamento da atividade turística, oferecendo locais e equipamentos apropriados, permite ao turista usufruir dos inúmeros atrativos que lhes são apresentados, embora o público idoso tenha um nível de exigência igual ou maior que os outros segmentos da demanda. Assim, a qualidade dos serviços é tão importante quanto à forma de organização dos produtos turísticos, pois este público possui características e necessidades especiais que exigem um planejamento específico em