Turismo em perspectiva
CAPITULO 01: Turismo em pespectiva: O Cenario e importancia do Turismo no Brasil e no Mundo
O PANORAMA DO TURISMO INTERNACIONAL A partir da segunda metade do século XX, a atividade turística passa a ser por um grande desenvolvimento. Nos aos 50, a viagem internacional foi se tornando cada vez mais acessível a uma parcela maior da população devido a diferentes fatores como o desenvolvimento das comunicações e dos meios de transportes. Isso favoreceu a organização das viagens para atender a demanda de um elevado número de pessoas, conforme interesses e necessidades especificas.
O turismo é, atualmente, considerado um fenômeno, de elevado índice de crescimento no contexto econômico mundial.
A OMT(Organização Mundial do Turismo), estima que o turismo responde por 6% das vendas de bens e serviços no mundo. O turismo internacional deve aumentar a um ritmo de 4,1% nos próximos anos, superando a marca de 1,5 bilhões de visitantes em 2020.
Segundo Francisco Franquiarei, o setor turístico em 2007, mostra um comportamento ascendente em todas as regiões, com o Oriente Médio liderando essa ascensão, seguido da Ásia e do Pacifico com 10%, a África com 8%, a América do Norte e a América do Sul com 5% e a Europa com 4%.
O país que atrai mais visitantes no mundo é a França, com 76 milhões de turistas por ano. Do ponto de vista de faturamento, os Estados Unidos da América suplantam qualquer outro país com arrecadação anual acima de 80 bilhões de dólares.
O turismo se apresenta como uma das mais importantes atividades econômicas mundiais, colocando-se entre os cinco principais, mesmo depois das recentes crises econômicas.
O ministério do turismo o apresenta como responsável pela geração 194 milhões de empregos diretos e indiretos.
O turismo apresenta-se como um propulsor econômico que gera renda e empregos. Ao incluir essa atividade como tema estratégico, os governos podem beneficiar-se das vantagens econômico-financeira oferecidas por essa atividade.