Turismo em Moçambique
A actividade turística nos últimos anos tem sido de extrema importância no que diz respeito ao desenvolvimento e crescimento da economia mundial. O Turismo detêm hoje grande parte do PIB de muitos países que têm melhorado suas condições económicas em decorrência do avanço que o sector tem proporcionado.
O impacto resultante deste tipo de produção é menos imediato do que a indústria tradicional, por exemplo. Tem, entretanto, a vantagem de consolidar uma estrutura económica sólida, se for mantida viável, através da preservação do que for implantado. A longo prazo, os benefícios trazidos pelo Turismo são muitos, tanto sociais como económicos. A participação da comunidade durante o processo directa ou indirectamente, cuidando da limpeza de sua rua, da fachada da casa, arborização, colaborará para que estes benefícios sejam ainda maiores.
Este trabalho teve como objectivo Discutir os aspectos relacionados a contribuição do turismo na economia, e forçar as vantagens e desvantagens do turismo em Moçambique. Portanto para abordar esses aspectos, vamos nos guiar por um planeamento de marketing visando a promoção do desenvolvimento socioeconómico de Moçambique, através do turismo.
Para tanto, tornou-se necessário identificar e avaliar a demanda e o fluxo turístico, definir o mercado alvo a ser atraído, definir o posicionamento de Moçambique, no circuito turístico internacional, efectuar o levantamento dos atractivos turísticos e propor estratégias que incentivasse o turismo sustentável.
Sistema Turístico
O turismo é considerado como sendo uma indústria e deve ser tratado como uma actividade económica que disputa mercado competitivo e exige resultados para as cidades ou locais que a praticam.
O turismo, segundo GOELDNER E MCINTOSH (1992:78), pode ser tratado como sendo o “somatório de fenómenos e relações que surgem da interacção dos turistas, empresas, governos e comunidades receptoras do processo de atracão e