Turismo domestico
Introdução
Entender o comportamento do consumidor é uma tarefa extremamente complexa e que requer a contribuição de diversos campos da ciência. De uma forma mais geral, o comportamento humano, segundo a abordagem desenvolvida por MASLOW(1989) é motivado pela busca de satisfação de cinco grandes necessidades: fisiológicas,segurança, amor estima e auto-realização.
Dentre o processo de tomada de decisões do consumidor por determinado produto ou serviço , podemos destacar o consumo de viagens de lazer, que deve ser aqui entendido como um conceito mais amplo que a simples motivação por descanso ou recreação, incluindo também os aspectos históricos e culturais. As viagens de lazer, inseridas na atividade turística, são uma das características marcantes da nossa sociedade.
Fundamentalmente, as viagens de lazer estão associadas ao turismo, atividade que tem como característica a própria viagem, entendida não apenas pelo deslocamento em si, mas por toda a estrutura que a viabiliza, ou seja, tanto atividades que precedem o deslocamento quanto as que possibilitam a permanência da pessoa que realizou o deslocamento no local de destino. Todavia, é importante destacar que ao falarmos de turismo estamos nos referindo não somente as viagens de lazer, mais aos diversos tipos de viagem, ou mais explicitamente, às diversas motivações da viagem.
O estudo do comportamento do consumidor é abordado na teoria econômica pela microeconomia no tópico relacionado a teoria da demanda, e que tradicionalmente aborda a demanda por lazer em geral como uma questão derivada da oferta de trabalho. Mesmo para alguns autores que relacionam a economia ao turismo como EADINGTON e REDMAN(1991),LUNDBERG et al.(1995) PALOMO(1990) e SINCLAIR e STABLER(1997 a demanda por turismo em nada diferencia-se, do ponto de vista conceitual, da abordagem tradicional da microeconomia.