Incoterms
Cabotagem é a navegação realizada entre portos dentro do país pelo litoral ou por vias fluviais. A cabotagem se contrapõe à navegação de longo curso, ou seja, aquela realizada entre portos de diferentes nações.
A cabotagem é denominada como transporte marítimo realizado entre dois portos da costa de um mesmo país ou entre um porto costeiro e um fluvial. Caso, a navegação ocorra entre dois portos fluviais, então não é considerada cabotagem e sim navegação interior. Existe ainda o termo "cabotagem internacional", o qual é utilizado freqüentemente para designar a navegação costeira envolvendo dois ou mais países.
A cabotagem poderia beneficiar todos os segmentos das indústrias que têm suas mercadorias transportadas ao longo da costa brasileira em distâncias superiores a mil quilômetros, segundo informações do grupo para discussão da cabotagem da Associação ECR Brasil. O país apresenta potencial para a cabotagem, em função dos quase oito mil quilômetros de costa litorânea, mas o modal é pouco aproveitado.
A frota brasileira de navios de cabotagem sofre por ter uma idade média de 18 anos. No entanto, essa defasagem está sendo corrigida com as novas unidades da Log-In, bem como as recentes inserções de navios, que baixaram a idade média da frota. Em levantamento feito no ano de 2009, a frota brasileira era composta por 32 empresas de navegação de cabotagem, 22 empresas de navegação de longo curso, 79 empresas de navegação de Apoio Marítimo e 136 empresas de navegação de Apoio Portuário. Se considerarmos estas divisões, a idade média da frota de cada uma é de 21 anos para longo curso e cabotagem; 14,83 anos para Apoio Marítimo; e 19,98 anos na frota de Apoio Portuário.
A demanda por embarcações, estimada pelos investimentos da Petrobrás no período de 2008 a 2012, que é de cerca de US$ 112,4 bilhões, sendo US$ 65,1 bilhões relativos à exploração e produção, já que a descoberta de novos campos de petróleo na área do pré-sal