Turismo de mato grosso
O turismo é indiscutivelmente a atividade econômica que mais cresce e se desenvolve em todo mundo. Alguns setores da sociedade classificam-no de Indústria sem Chaminés, já que é grande gerador de divisas e de empregos. Nos países com grande potencial de recursos naturais, como é o nosso caso, é imprescindível que se direcione a indústria turística para o caminho que lhe é devido.
As milhares de cabeças de gado e a excelente performance na produção de grãos caracterizam muito bem a economia de Mato Grosso, fazendo com que as ações governamentais se voltem mais acentuadamente, para estes dois setores tidos como vitais para nossas divisas. No entanto, as potencialidades turísticas naturais existentes em Mato Grosso devem merecer atenção devida da classe política e empresarial para seu desenvolvimento de forma efetiva e perene.
As pessoas e instituições públicas e privadas, nas esferas municipal, estadual e federal, que administram e desenvolvem projetos voltados à área do turismo em Mato Grosso, devem ater-se às questões orçamentárias dos órgãos responsáveis, ou seja, enquanto não houver planejamento e investimento devido, não haverá turismo como forma de economia saudável em nosso Estado.
Os roteiros turísticos existentes são de beleza ímpar e, deve-se, objetivar, através de ação conjunta, harmônica e bem coordenada, elevar o turismo mato-grossense à sua posição de justiça, de forma a contribuir com o processo de desenvolvimento econômico de Mato Grosso.
Todas as organizações ligadas à economia mundial ONU, OCOE e BIRD, são unânimes em afirmar que, nas primeiras décadas do terceiro milênio o turismo será a primeira atividade da economia mundial.
O turismo é uma importante indústria. Como tal é entendido em todos os países