Turismo em Mato Grosso
Neste trabalho trataremos do turismo em Mato Grosso que é muito rico,pois encontra três dos mais ricos ecossistemas do globo, que são o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia.
Mato Grosso oferece aos seus visitantes diversas modalidades de turismo:
Turismo Ecológico: Graças às belezas naturais, esta modalidade de turismo tem se desenvolvido muito no estado, principalmente no Pantanal, Chapada dos Guimarães e Araguaia. Maior planície alágavel do mundo, o Pantanal é um santuário ecológico que abriga a maior variedade de animais selvagens tropicais. Pode-se chegar ao Parque Nacional do Pantanal de barco ou avião. A sede fica em platô livre de inundação e oferece infra-estrutura adequada a visitantes e pesquisadores. Há também diversas pousadas com variados programas para turistas.
A Chapada do Guimarães apresenta imensas formações rochosas, inúmeras cachoeiras, mirantes, recantos.
Pesca Esportiva: O estado é um do principais destinos dos amantes da pesca esportiva, devido ao grande número de rios das Bacias do Prata e Amazônica. O Festival Internacional de Pesca de Cáceres é o maior festival de pesca de água doce do mundo, registrado no Guiness Book, e tornou-se referência nacional para a modalidade. Outras cidades bastante procuradas para a pesca esportiva são Alta Floresta, Barão de Melgaço, Barra do Garças e Poconé.
Cultural: A formação do estado de Mato Grosso foi marcada pela integração dos povos índigenas aqui existentes com os europeus colonizadores e mais tarde, já no final do século XX, pelos migrantes oriundos de diversoso pontos do Brasil. Isso possibilitou uma identidade cultural bastante rica e que pode ser verificada em Cuiabá e outras cidade centenárias como Cáceres, Diamantino, Poconé, Vila Bela da Santíssima Trindade. Aspectos arquitetônicos, igrejas, museus e centros culturais mostram um pouco da rica História de Mato Grosso. O folclore e o artesanto do estado também demonstra claramente toda esta integração de povos que formam a