Turismo de compras
1.Introdução
Turismo de compras ou consumo resume-se ao deslocamento de pessoas dentro dos padrões turísticos que são motivadas a fazer compras, visitando centro turísticos que oferecem qualidade, variedade e preço, tendo em vista suas especialidades ligadas a bom preço, exclusividade, arte, artesanato e na tecnologia avançada de produtos que normalmente não são encontrados no meio habitual de origem do turista.
A História
Desde a antiguidade, o que hoje conhecemos como "turismo de compras" exerce uma função de extrema importância para o homem. A partir do Século XVII, com o surgimento das primeiras cidades européias, muitas pessoas passaram a se deslocar das regiões mais interioranas a fim de comprar os mais diversos produtos nesses grandes centros comerciais em ascensão. Já no Século XV, por sua vez – época das grandes navegações intercontinentais –, portugueses e espanhóis atravessavam os oceanos em pequenas embarcações à vela com o objetivo de adquirir especiarias nas grandes e remotas feiras do Oriente.
A Alguns anos atrás o turismo de compras já existia, porém de uma forma simples e diferenciada dos dias de hoje. A pessoas reuniam-se na proposta de alugar um ônibus no intuito de viajarem para o Paraguai, e faziam suas compras, buscando melhores preços.
Essas áreas passaram a receber um público interessados em seus produtos e não em seus atrativos turísticos, o que aumenta a renda local, mas geralmente não traz melhorias à infraestrutura da cidade. As viagens de compras no Brasil são realizadas, em sua maioria, por mulheres, classe média, com duração média de 01 a 02 dias, não sendo necessária uma rede de serviços turísticos (hotéis e guias) para atendê-las.
Hoje em dia, as viagens executadas com esta finalidade tornaram-se também excelentes oportunidades de lazer, pois os consumidores, ao buscarem pólos especializados em determinados produtos, acabam encontrando nos destinos almejados uma infinidade de