Economia
-Alimentação fora de casa;
-Agências de viagem;
-Informática;
Ramo escolhido pelo grupo:
-Agências de viagem.
Quanto se compra e vende?
O setor de turismo no Brasil é forte. Neste ano, ele representa 3,3% (R$ 129,6 bilhões) do Produto Interno Bruto brasileiro, de acordo com estudo do Conselho Mundial de Viagem e Turismo. O Boletim de Desempenho Econômico do Turismo mostra que as agências de viagem apresentaram aumento de 10,7% no faturamento total entre 2010 e 2012, período em que o surgimento e o número de acessos em sites de compras coletivas cresceram. Não há estatísticas para as empresas de compras coletivas.
Como é o comportamento do consumidor?
Recentes pesquisas apontam que a grande maioria dos turistas vem de famílias constituídas: 62% dos entrevistados são casados e 50% têm filhos. A imensa maioria desse público é qualificada e pertence às classes A (48%) e B (47%).
41% dos brasileiros viajam três ou mais vezes por ano – duas vezes por ano é a média. Entre as classes C, D e E, a frequência é menor: 49% viajam uma vez ou menos por ano. “Os agentes e operadores de turismo têm de criar produtos direcionados para a classe C, sem esquecer de mostrar a esse público as ofertas para o segmento AB”, aponta Helio Gastaldi, do Ibope Inteligência.
Abaixo segue uma tabela com principais interesses em viagens de diferentes grupo de pessoas:
Perfil Observado Segmentos de interesse Homens e mulheres; Classes B1 e B2; 35 – 50 anos; Casados com filhos | Turismo Cultural Turismo de Estudos e Intercâmbio Turismo de Eventos Turismo de Sol e Praia Turismo Rural | Homens e Mulheres; Classes B1 e B2; 25 – 32 anos; Solteiros sem filhos | Ecoturismo Turismo Aventura Turismo Cultural Turismo de Eventos Turismo de Estudos e Intercâmbio Turismo de Sol e Praia Turismo Rural | Homens e Mulheres; Classe C; 25 – 45 anos | Turismo de Sol e Praia Ecoturismo Turismo de Estudos e Intercâmbio Turismo de Eventos