Marketing turismo
Dentre as teorias mais seguidas no Marketing se destacam o pensamento dos seguintes autores: “[...] o processo pelo qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas.” (Peter Drucker)
“[...] criar e manter cliente.” (Theodore Levitt)
“[...] a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processo de trocas.” (Philip Kotler)
Drucker, Levitt e Kotler apud (ROCHA, 1999, p.15)
Nelas se identificam fatores predominantes que distinguem o papel do marketing: Assegura o sucesso e a disponibilidade de produtos e serviços; Promoção da inovação (sucesso e sobrevivência no mercado) – ecoturismo, turismo de aventura; Oferta de maior diversidade e variedade de produtos e serviços – divulgação de destinos turísticos; Fornecimento de informações dos produtos e serviços – otimização do tempo de busca para a aquisição de bens; Criação de valor por meio de ações sociais e ambientais – associação de marcas e produtos com a atuação ecologicamente sustentável; Determinação de um padrão de vida – atividades voltadas para a população passam pelo MKTG – hospitais, segurança, atendimento aos consumidores.
CONCEITO:
O Marketing é um sistema que cria, organiza, operacionaliza e acompanha todas estas atividades dirigidas à satisfação das necessidades humanas.
Necessidades:
A necessidade é um estado, da natureza humana, em que se observa alguma privação. Nós temos inúmeras necessidades, das mais básicas como comer, dormir, vestir, até as mais complexas como auto-realização.
Quando uma necessidade surge, nós procuramos um objeto, algo ou alguém, para satisfazê-la ou tentar diminuí-la. Então adquirimos um batom para ficarmos mais bonitas, vamos ao cabeleireiro para cortar o cabelo, compramos um sanduíche para satisfazer a fome, contratamos um técnico para concertar a televisão, pois vai passar o programa do Silvio Santos vendendo o Baú da felicidade. Enfim buscamos