Turismo e marketing
Agencias de turismo: planejamento e gestão
Mario Petrocchi e André Bona – 2ª edição – editora futura (2003) – são Paulo
“As agências de viagem são organizações que têm a finalidade de comercializar produtos turísticos. Elas orientam as pessoas que desejam viajar, estudam as melhores condições tanto em nível operacional quanto financeiro, e assessoram os clientes acerca de definição dos itinerários.”
“Como qualquer outra empresa, as agências também dependem da satisfação do cliente para sobreviver. Pode-se considerar a agencia um sistema aberto, que interage com o meio envolvente. Os clientes fazem desse meio, que está em permanentetransformação. As demandas por serviços de turismo são influenciadas por tais mutações."
“A agencia realiza seu trabalho, agregando valor. Os produtose serviços são a saída do sistema. Essas saídas representam as receitas, que são imprescindíveis para cobrir custos e remunerar o valor agregado, condições necessárias para a sobrevivência da agência. Tais receitas só ocorrem quando os clientes adquirem os produtos/serviços da agência. Por isso a organização precisa ter uma gestão estratégica, conjugando foco no cliente e monitoramento das mudanças, que podem alterar cenários, condições de mercado, preferencias e hábitos das pessoas.”
“A indústria do lazer é bastante influenciada pelas condições socioeconômicas e culturais, tais como mudanças de taxas cambiais, conflitos sociais, atentados terroristas, como ocorridos nos EUA em setembro de 2001, ou uma crise econômica.”
“A agencia de turismo precisa conhecer seu cliente da melhor forma possível, pois só assim poderá atendê-lo de maneira satisfatória e garantir sua sobrevivência como negócio.”
“Os clientes das agencias estão distribuídos na sociedade e procuram algo intangível, que é o prazer de uma viagem, muitas vezes tão sonhada. É por isso que o turismo é chamado de ‘a indústria do sonho’.”
“Para que a qualidade seja