Estudos 01
1) (AFA-2001) Baseando-se na Lei de Coulomb e na definição de campo elétrico de uma carga puntiforme, podemos estimar, qualitativamente, que o campo elétrico produzido por uma linha de transmissão de energia, que tem uma densidade linear de cargas (C/m), a uma distância r, perpendicular à linha, é proporcional a a) r
b) r/ c) r2 d) /r
2) (Faap-1996) Sabendo-se que o vetor campo-elétrico no ponto A é nulo, a relação entre d1 e d2 é:
4) (Fatec-2005) Duas cargas pontuais Q1 e Q2 são fixadas sobre a reta x representada na figura. Uma terceira carga pontual Q3 será fixada sobre a mesma reta, de modo que o campo elétrico resultante no ponto M da reta será nulo.
a) d1 / d2 = 4 b) d1 / d2 = 2 c) d1 / d2 = 1 d) d1 / d2 = 1/2 e) d1 / d2 = 1/4 3) (Fatec-1997) Devido à presença das cargas elétricas Q1 e Q2, o vetor campo elétrico resultante no ponto P da figura a seguir é melhor representada pela alternativa:
Conhecendo-se os valores das cargas Q1 , Q2 e Q3 , respectivamente +4,0 C, -4,0 C e +4,0 C, é correto afirmar que a carga Q3 deverá ser fixada a) b) c) d) e) à direita de M e distante 3d desse ponto. à esquerda de M e distante 3d desse ponto. à esquerda de M e distante 2 3 d desse ponto. 2 3 d à esquerda de M e distante 3 desse ponto.
2 3 d à direita de M e distante 3 desse ponto.
5) (FGV-2005) Com respeito à eletrodinâmica, analise: I. Tomando-se a mesma carga elétrica, isolada de outra qualquer, entre os módulos do campo elétrico e do potencial elétrico em um mesmo ponto do espaço, o primeiro sofre uma diminuição mais rápida que o segundo, conforme se aumenta a distância até a carga. II. Comparativamente, a estrutura matemática do cálculo da força elétrica e da força gravitacional são idênticas. Assim como as cargas elétricas estão para as massas, o campo elétrico está para a aceleração da gravidade. III. Uma diferença entre os conceitos de campo elétrico resultante e potencial elétrico