Cristalografia
Os minerais, em casos menos comuns, podem se apresentar em forma cristalizada.
Cristais, são minerais homogêneos, de arranjo interno ordenado, que assumem forma geométrica regular, limitada por superfícies planas e lisas que definem seus planos atômicos. O estudo dos cristais, abrangendo desde sua forma, estrutura e formação, denomina-se cristalografia. Formação dos Cristais. A condição básica para a formação dos cristais é que se atinja condições ideais de Temperatura, Pressão, pH, nível de O2, e demais elementos químicos. Esses fatores mudam, de acordo com cada tipo de ambiente em que o cristal é formado. O ambiente exerce grande influência sobre as características físicas e estruturais dos cristais, tais como o espaço disponível e o tempo\velocidade de formação, com os quais o cristal tem para se desenvolver, afetam diretamente estruturação molecular, e por sua vez, suas características físicas (dureza, tenacidade, etc.)
Quando atingidas as condições ideais, a primeira cela unitária (menor porção do cristal que conserva as propriedades originais do mesmo) do cristal é formada, e a essa se denomina “Gérmen”, que é instável e pode se dissolver ou nuclear o crescimento da matéria
Obs: alterar estruturação do paragrafo... ta igual o caderno!!! Saporra!
Obs2: procurar fatores que levam a dissolução ou não do germen.
O crescimento do gérmen acontece por dois mecanismos:
1)Perfeito: mecanismo no qual as condições ideais para formação do gérmen são mantidas e que leva à foração simétrica do mineral (cristalizada)
2)Imperfeito: mecanismo no qual ocorre modificação, mesmo que leve\pequena, nas condições ideais de formação do gérmen. (mineral não cristalizado)
Subdivisões: euédricos, subédricos, anédricos. A formação do mineral\materia cristalina se da a partir de 3 processos:
1)Soluções
-Evaporação -Diminuição de temperatura ou aumento de pressão
2)Fusão
3)Vapor
Estrutura Cristalina É a