turismo de base comunitária
Atualmente com a atenção Mundial voltada a Sustentabilidade devido a exploração desordenada busca-se uma relação harmônica entre sociedade e meio ambiente, a atividade turística também tem sido foco em grande parte destas atividades e vem sendo tratado como uma alternativa em âmbito social ou econômico, porém quando mal planejado pode causar impactos, sendo assim surge então o turismo de base comunitária como alternativa de renda a moradores locais excluídos das políticas públicas.
A Metodologia de estudo aplicada se deu de forma pesquisa-ação participativa, questionários aos turistas para se conhecer o intuito e a percepção do turista e assim proporcionar uma maior integração no planejamento local.
O turismo como agente de desenvolvimento local e sociocultural proporciona integração, união de culturas,trocas de experiências, emoções, porém percebe-se o surgimento de novas modalidades de turismo influenciadas pelas mudanças no perfil dos turistas, os quais buscam maior autenticidade, tem maior responsabilidade com relação a biodiversidade, ou seja, uma demanda mais consciente. Vários fatores influenciam nesta escolha, por exemplo, a fuga do cotidiano e do ambiente de trabalho, o turista passa a querer vivenciar e participar fortalecendo a experiência, e é este então o intuito do turismo de base comunitária.
O turismo de Base comunitária enriquece a oferta turística pelo ato do cooperativismo e gera uma combinação de atributos singulares e originais. Segundo Beni (2006) para que a prática seja bem planejada necessita-se de uma participação da comunidade local, cujo objetivo é buscar o bem estar econômico, social, e cultural da comunidade. Para Buarque (2002, p. 30) o território onde a atividade se desenvolve se passa a ser um agente de transformação.
Turismo de base comunitária pode ser entendido como conjunto de valores e crenças, técnicas e habilidades, manifestações tangíveis e intangíveis existentes de um povo que através