Turismo cultural
FACULDADE DE TURISMO DA BAHIA – FACTUR
DISCIPLINA: TURISMO E PATRIMONIO
PROFESSORA: ANA MARIA GANTOIS
ALUNA: MARIA DE LOURDES PEREIRS SANTOS - MARA
O QUE É TURISMO CULTURAL
O turismo cultural na atualidade vem sendo muito divulgado em todo mundo. E vem sendo consumido pela sociedade em forma de “status” esse comportamento é atribuído a pós-modernidade, que valoriza o consumo de cultura de forma “diferenciada”. A característica fundamental do Turismo Cultural não aconteceu por causa das viagens e suas motivações, que acontece pelo esforço de conhecer, pesquisar e analisar os fatos em seus disfarces manifestações.
O turismo cultural se define a partir de sua motivação parcial ou totalmente voltada à cultura.Turismo é o conjunto de atividades que se desenvolvem com o propósito de oferecer aos turistas conhecimentos com a finalidade de ampliar sua cultura. Entrar em contato diferentes épocas históricas, artísticas e culturais diferentes.isso é possível graças a visitas a monumentos, e atrativos históricos, bem como através das manifestações culturais tais como os espetáculos, festivais de musica teatros concertos, esculturas, fotografia religiões etc. e também manifestações folclóricas, gastronômicas e de artesanato por meio das festas típicas cursos de artesanato etc.
O turismo cultural tem contribuído ativamente para a proteção e preservação dos monumentos, que constituem a herança cultural tem sido um instrumento empregado para valorizar culturas e buscar que sejam conhecidas pela humanidade. O turismo cultural se for estruturado e realizado de forma sustentável faz com que as comunidades receptoras alcancem uma consciência de seus próprios valores culturais, contribuindo para a definição da identidade cultural da localidade. A pesar das tendências do nosso tempo caminhar para a popularização do turismo cultural apresenta um perfil de consumidor definido.
No Canadá e Estados unidos aponta as seguintes