Turismo Cultural
Entre as diversas formas de turismo existente, a que vem conquistando seu espaço com notoriedade é o turismo cultural que engloba as realidades do passado da população. Em Pernambuco, ganha incentivo do Governo do Estado, Secretaria do Turismo em parceria com a Convention Bureau, que é uma instituição sem fins lucrativos que congrega empresas e entidades ligadas aos setores de turismo, transportes, comércio, indústria e serviços de Pernambuco. Trás consigo uma ampliada visão para o turismo doméstico e o turismo de estrangeiros.
SUMÁRIO
Introdução .......................................................................5
Pernambuco e o turismo cultural.....................................6
Principais atrativos do turismo cultural............................7
INTRODUÇÃO
Consideram-se patrimônio histórico e cultural os bens de natureza material e imaterial que expressam ou revelam a memória e a identidade das populações e comunidades. São bens culturais de valor histórico, artístico, científico, simbólico, passíveis de se tornarem atrações turísticas: arquivos, edificações, conjuntos urbanísticos, sítios arqueológicos, ruínas, museus e outros espaços destinados à apresentação ou contemplação de bens materiais e imateriais, manifestações como música, gastronomia, artes visuais e cênicas, festas e celebrações.
Além disso, outros recortes como turismo cívico, religioso, místico/esotérico e étnico também são considerados segmentos específicos do Turismo Cultural, o que gera amplas oportunidades para desenvolver roteiros adaptados a diversos gostos e necessidades, tanto do turista nacional quanto do estrangeiro.
O turismo cultural está se desenvolvendo cada vez mais no mundo todo. Além de diversão, os roteiros turísticos culturais agregam conhecimento e bagagem cultural para os turistas. Conhecer novas culturas, fatos históricos e locais importantes aumentam a