turbina a vapor
As turbinas a vapor são equipamentos que convertem a energia térmica do vapor d`água em energia mecânica para a realização de trabalho, através de diversas etapas explicadas posteriormente. É uma máquina rotativa pura, isto é, a força acionadora é aplicada diretamente no elemento rotativo da máquina. Os impulsos aplicados pelo vapor nas palhetas da turbina são regulares, fazendo com que o torque aplicado no acoplamento da turbina seja uniforme. Devido a diversas vantagens são muito utilizadas como acionadores primários, além de muitas outras aplicações que fazem das turbinas um dos equipamentos mais presentes no mundo industrial.
Cada tipo de turbina possui suas características construtivas de acordo com o seu modo de acionamento, nas turbinas a vapor os principais componentes responsável pelo seu pleno funcionamento além dos componentes comuns a todas carcaça, palhetas, conjunto rotativo, sistema de vedação são diafragmas, acoplamento, expansores, sistemas de apoio, de controle, de segurança e de lubrificação.
O funcionamento desta dar-se pela transformação da energia térmica e de pressão em energia mecânica, porém para tal resultado é necessário passar por diversos estágios. A energia térmica e de pressão que é fornecida a turbina será escoada por orifícios chamados de expansores, estes irão diminuir a pressão do vapor e aumentar sua velocidade, obtendo assim a energia cinética. Essa energia cinética será aproveitada de duas formas é que se chama de turbinas de ação e turbinas de reação.
Nas turbinas de ação os expansores fixos permitem a passagem do vapor em alta velocidade dirigindo-o contra as palhetas montadas na periferia de um rotor, o choque entre o vapor e estas palhetas o faz girar.
Nas turbinas de reação os expansores ficam localizados na periferia do rotor, fazendo uma distensão do vapor, gerando uma reação fazendo o rotor girar.
As turbinas a vapor podem ser classificadas quanto ao número de estágios, direção do fluxo do vapor