Turbinas a vapor
Disciplina: Tecnologia do Calor II – MEC 4028-2
Período: 4º - 2º semestre de 2007
Professor: Otavio Henrique Paiva Martins Fontes
Aula nº 5: Turbinas a Vapor
Turbinas a Vapor
Definições
Princípios Básicos de Funcionamento
Elementos de Construção de Turbinas a Vapor
Classificação das Turbinas a vapor
Projeto e dimensionamento de Turbinas
Dispositivos de regulagem e segurança
Materiais empregados
Manutenção e reparo de turbinas a vapor
Turbinas a Vapor - Definições
Turbinas a Vapor são Máquinas Térmicas que utilizam a energia do vapor sob forma de energia cinética. Deve-se transformar em energia mecânica a energia contida no vapor sob a forma de energia térmica e de pressão.
A história registra a construção de dispositivos rudimentares, que se baseavam nos princípios de ação ou de reação das turbinas atuais em épocas longínquas.
O desenvolvimento da turbina a vapor, como um tipo realmente útil de acionador primário até a sua forma atual, ocorreu somente nos últimos setenta anos.
Turbinas a Vapor - Definições
As turbinas de uma forma geral, são motores rotativos que convertem em energia mecânica a energia de uma corrente de água (turbinas hidráulicas), vapor d'água (turbinas a vapor) ou ar (turbinas a gás). O elemento básico da turbina é a roda ou rotor, que conta com palhetas, hélices, lâminas ou cubos colocados ao redor de sua circunferência, de forma que o fluido em movimento produza uma força tangencial que impulsiona a roda, fazendo-a girar.
Turbinas a Vapor - Definições
Figura 1 – Turbina “Tipo
Francis”, utilizada na
Hidrelétrica de Itaipu
Turbinas a Vapor - Definições
Princípios Básicos de Funcionamento
Em uma turbina a vapor a transformação de energia do vapor em trabalho é feita em duas etapas: inicialmente, a energia do vapor é transformada em energia cinética. Para isso o