Turbina a gás
1) Como são classificadas as turbinas a gás quanto a sua construção e utilização?
Quanto à sua construção: • Leves (jet-drived GT) Possuem altas velocidades e podem ter vários eixos girando em diferentes velocidades. Tem aplicações na produção de energia mecânica e como motor para máquinas como bombas e compressores.
• Pesadas (heavy-duty GT) Compreendem em uma vasta e diversa gama de máquinas, indicadas para geração de energia (de 10 MW a acima de 100 MW).
Enquanto máquinas de menor potência são similares as “jet-derived”, as turbinas de média e alta potência possuem estruturas muito pesadas, volumosas. As câmaras de combustão não são necessariamente circulares, dispostas entorno do cilindro da turbina. Sua principal utilização é na aeronáutica.
Quanto a sua utilização: • Industrial - São utilizadas para geração de energia mecânica, com rotação constante ou variável;
• Marítima - São utilizadas na geração de energia mecânica e elétrica em navios;
• Aeronáutica - Podem ser classificadas em turbohélice , turbofan , turbojato e ramjet. Seus gases de escape não possuem efeito propulsivo, o que dá propulsão à aeronave é a hélice acoplada ao eixo redutor de velocidade.
2) Qual o ciclo térmico de uma turbina a gás e qual as principais diferenças entre ele o ciclo de um motor a explosão?
O ciclo termico de uma turbina a gas é o ciclo Brayton. O ciclo Brayton é utilizado como modelo ideal para turbinas a gás. Este caso se diferencia dos motores a expansão pelo fato de operar em regime permanente. Isto é conseqüência do fato de os processos de compressão, transferência de calor, expansão e exaustão ocorrem ao mesmo tempo, mas, em locais diferentes. Assim, este tipo de motor distingui-se dos motores alternativos, onde os processos ocorrem em uma única câmara, mas, em tempos diferentes.
3) Em quais componentes principais são dividida a turbina a gás citando sucintamente a sua função.
Compressor: o