Tumores Primários Benignos
Meningioma derivado do mesoderma, crescendo atrelado à dura-mater, praticamente nunca invadem o parênquima do SNC, mas podem ter efeito compressivo, aparecem mais comumente adjacente ao seio sagital superior (no lobo frontal), nas convexidades cerebrais, no ângulo cerebelopontino, no forame magno e na medula espinhal. Podem ser encontrados incidentalmente em exames de imagem, mas muitos se manifestam clinicamente pelo fenômeno compressivo.
Sintomas focais lentamente progressivos podendo atingir grandes tamanhos no cérebro, já que o crescimento lento permite grandes adaptações do tecido cerebral ao tumor.
Meningioma do forame magno síndr. Neurológica clássica pela compressão da junção bulbo medular. As pirâmides bulbares (por onde passam os feixes piramidais) são comprimidas de encontro à borda inferior do forame, levando a um quadro de tetraparesia, que começa por um membro depois o outro membro do mesmo lado, depois os membros do outro lado.
A compressão do núcleo do X par (vago), pode acarretar disfagia e compressão de feixes bulbocerebelares ou espinicerebelares que podem levar à ataxia.
Diagnóstico é dado pela neuroimagem, TU capta o contraste de forma homogênea.
TTO é a ressecção cirúrgica, quase sempre bem sucedida.
Neurinoma do Acústico (10%casos) é derivado do XIII par craniano, causa comum de hipoacusia, zumbido unilateral e nistagmo horizontal em crianças e adolescentes. Captação do contraste semelhante ao meningioma. Quase sempre é ressecável (cura). Muitas vezes evolui de forma impercept´vel, já que a audição no ouvido contralateral é mantida.
METASTASES NO SNC
Causa mais comum de neoplasia maligna no SNC, provenientes de carcinomas de outros sítios: pulmão, mama. Melanoma, colorretal e rim. Podem ser únicas ou múltiplas, são os TU cerebrais que mais sangram (melanoma). Frequentemente captam contraste na TC e RNM e apresentam importante