O Que A Met Stase
Metástase é basicamente a disseminação do câncer para outros órgãos – quando as células cancerígenas desprendem do tumor primário (não é uma regra) e entram na corrente sanguínea ou no sistema linfático.
Ao espalhar-se pelo corpo e formar um novo tumor em outro órgão, longe do sítio primário ou local de origem da doença, esse novo tumor é chamado de metastático. Por exemplo, uma paciente diagnosticada com câncer de mama (sítio primário) que algum tempo depois descobre um novo câncer, mas de pulmão, tem um câncer metastático. O câncer de pulmão é constituído por células cancerosas da mama e não de células pulmonares.
Nesse caso, ao analisar as células da doença (câncer de pulmão) é possível perceber que as células do câncer metastático são parecidas com as células do órgão no qual a doença começou. Assim, no exemplo citado acima, a paciente deverá procurar um especialista em mama e não um oncologista especializado em pulmão.
Para onde o câncer pode se espalhar?
Para qualquer parte do corpo. As células cancerígenas que se desprendem do tumor primário viajam pelo sangue ou pelos gânglios linfáticos. Os locais mais comuns de metástase dependem do tipo de câncer primário. No caso da doença de mama, por exemplo, pulmões, ossos e fígado são os órgãos mais afetados no caso de metástase.
Câncer benigno e maligno
Basicamente, a diferença entre benigno e maligno é definida pela aparência e estrutura das células atacadas pelo tumor. Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos.
A multiplicação celular é “controlada” pelos chamados oncogenes ativadores, que regulam o crescimento e a morte da célula. No tumor benigno há uma mutação na estrutura genética dos oncogenes, mas nada capaz de “descontrolá-la”. O mesmo não ocorre com os tumores malignos, que crescem sem controle por conta